As fórmulas manipuladas podem ser encontradas em farmácias especializadas e lidam de forma própria com a composição dos remédios. Se diferem dos laboratórios industrializados por possuírem a possibilidade de personalização das composições. Hoje, vamos entender um pouco mais sobre remédios manipulados.

Como são feitos os remédios manipulados

Os remédios manipulados são parte fundamental da farmacêutica moderna. Eles são produzidos, como o nome sugere, pela manipulação de substâncias químicas base, que quando combinadas em determinadas quantidades trazem finalidades medicinais.

Vantagens dos remédios manipulados

Um remédio manipulado deve ser prescrito para o paciente através de uma receita médica. Somente um profissional capacitado e autorizado pode elaborar as formulações necessárias. A principal vantagem é dispor de uma fórmula personalizada para cada caso e finalidade, trazendo mais êxito na ação das substâncias no organismo e também mais segurança ao paciente, que sabe que aquele remédio trata especificamente de sua necessidade. O preço também é um ponto positivo em relação aos medicamentos industrializados, já que as formulações são mais acessíveis. Além disso, as fórmulas manipuladas costumam ter mais opções de elementos naturais e ativos vegetais. Elas ainda ajudam a prevenir reações alérgicas, substituindo componentes alergênicos da composição de um medicamento.

Quem pode utilizar os remédios manipulados?

Todas as pessoas podem alternar suas medicações e suplementos por fórmulas manipuladas. Basta observar as restrições e recomendações médicas. Porém, um grupo específico pode ser mais beneficiado, são: recém-nascidos prematuros e crianças pequenas podem utilizar as fórmulas manipuladas para ter mais êxito nas quantidades ingeridas do medicamento, além de prezar por substâncias mais naturais; idosos também são beneficiados pelos remédios manipulados, principalmente em formulações para controle da hipertensão arterial, osteoporose, artrite, alzheimer e outras doenças comuns nesta faixa etária; alérgicos aos componentes da fórmula; animais de estimação. É importante ressaltar que todos os remédios manipulados no Brasil são regulamentados pela ANVISA e passam por intensa fiscalização. Portanto, é uma forma segura de adquirir o que você precisa. Além disso, devem sempre ser prescritos por um médico. Em caso de suplementos, a receita não é obrigatória, mas o acompanhamento profissional é sempre recomendado. Confira também as diferenças entre Morosil e Cacti-Nea e continue acompanhando o blog da MultiFórmulas para mais conteúdos!