A queda de cabelo é uma queixa muito comum nos consultórios dos Dermatologistas, podendo afetar até metade dos homens e mulheres ao longo da vida. Perder alguns fios de cabelo todos os dias é completamente normal, mas é preciso prestar atenção na quantidade, já que queda de cabelo podem atingir pessoas de todas as idades.

O crescimento do cabelo não é um processo contínuo. Na verdade, cada fio cresce em intervalos de 4 a 6 anos, interrompe o crescimento por aproximadamente 20 dias e, a seguir, cai. Em seu lugar, começa a nascer um novo fio sadio e o ciclo se repete. Isso faz com que os fios do couro cabeludo estejam sempre em fases diferentes desse ciclo.

Quem sofre com queda de cabelo muitas vezes não imagina que o problema pode ser causado por hábitos do dia adia ou por consequência de uma doença.

Quando há motivos para preocupação?

A queda de cabelo é preocupante, sobretudo quando os fios perdidos não são substituídos por outros que deveriam nascer. Uma queda normal pode levar à perda de 100 a 150 fios por dia é motivo para ficar alerta. Além de encontrar fios no travesseiro, tolha de banho e durante a lavagem pode ser sinal de que algo não vai muito bem.

As principais causas de queda dos cabelos são: doenças endócrinas, predisposição genética, doença sistêmica, medicamentos, alterações psicológicas, hábitos alimentares (dietas restritivas), trauma, infecções, doenças autoimunes, alterações do fio do cabelo, deficiência de ferro, danos químicos provocados por agentes externos.

O que podemos fazer para evitar a queda de cabelo?

Uma dieta balanceada é a palavra chave para ter um organismo saudável, incluindo cabelo e couro cabeludo. Procure incluir vitaminas e proteínas na sua alimentação além de manter o equilíbrio mental e praticar exercícios físicos com moderação.

Caso você note a perda excessiva de cabelo procure um dermatologista. O profissional irá avaliar o motivo, gravidade e o melhor tratamento para o seu caso.

Dicas:

- Não lave o cabelo com água quente, o ideal é que ela seja morna.

- Enxague muito bem os cabelos retirando todo o xampu e o condicionador. Esse cuidado evita a oleosidade da raiz, que leva à queda de cabelo.

- Desembarace os cabelos ainda no banho depois de passar o condicionador, comece pelas pontas e vai subindo até a raiz.

- Só prenda o cabelo depois que ela estiver completamente seco, caso contrário a raiz poderá sofrer danos que facilitará a queda de cabelo.

 

 

Dra. Maria Cláudia S.C. Nonato - CRM/SP 120.442

Dra. Renata I. Meneguette Lacerda – CRM/SP 134.011