Por que carboidratos são importantes para você?

Ao longo da última década, as opiniões sobre carboidratos tem variado amplamente.

Algumas dietas promovem os carbos como saudáveis, enquanto outras os evitam ao máximo. Mas afinal, os carboidratos são bons ou ruins? A resposta é: são ambos.

 

Carboidratos não são somente pães, arroz e massa – todos os seguintes alimentos são exemplos de carboidratos.

 

- Pães e cereais;

- Arroz e massas;

- Nuts e Sementes;

- Vegetais e frutas;

- Leite e derivados;

- Sucos e refrigerantes;

- Doces e sobremesas.

 

Carbos complexos = Bons.

Os carboidratos conhecidos como bons, são os carboidratos complexos: sua estrutura química e fibras exigem que o nosso corpo é liberada por um período mais longo.

Em sua maior parte, bons carboidratos são encontrados em sua forma “natural” ou muito perto disso (incluindo pães integrais, cereais e massas).

 

Carbos simples = Ruins

Carboidratos simples são moléculas menores de açúcar que são digeridas rapidamente em nosso organismo. A energia é armazenada em forma de glicogênio em nossas células e se não utilizada imediatamente, se converte em gordura.

Em geral, são alimentos processados e refinados em que as fibras e os nutrientes naturais foram removidos para torna-los mais “amigáveis ao consumidor”.