O que exatamente é o Magnésio?

O magnésio é vida, é o quarto mineral mais abundante no corpo. E além de ser um mineral, o magnésio é também um eletrólito. Os eletrólitos são responsáveis por toda a atividade elétrica (e, assim, a condutividade do cérebro) no corpo. Sem eletrólitos como o magnésio, os músculos não podem disparar, o coração não pode bater, e o cérebro não recebe qualquer sinal. Então, precisamos de magnésio para nos manter vivos. O magnésio atua também na regulação da temperatura, na desintoxicação do fígado, e na formação dos ossos e dentes. No entanto, o magnésio mostra o seu verdadeiro poder na saúde cardiovascular, pois inibe a formação de coágulos sanguíneos; reduz os fatores de coágulos; bloqueia a captação de cálcio; e relaxa os vasos sanguíneos.

 

Sinais de deficiência de magnésio:

• Constipação

• Pressão arterial elevada (hipertensão)

• Ansiedade

• Depressão

• Insônia

• Distúrbios comportamentais

• Letargia

• Memória prejudicada

• Convulsões

• Fadiga

• Distúrbios do sono

• Dor

• Cãibras musculares

• Dor crônica nas costas

• Dores de cabeça

• Enxaqueca

• Dor muscular

• Tendinite

• Raiva

• Agressão

• TDAH

• Cérebro ‘turvo’

• Tensão

• Transtornos de ansiedade, como transtorno obsessivo-compulsivo

Você tem vontade repentina de comer chocolate? Por que será que quando estressadas as pessoas desejam chocolate? O chocolate é uma das maiores fontes de magnésio. 

Por que somos tão deficientes de Magnésio?

1 – Alto consumo de alimentos refinados/ processados e grande ingestão de açúcar (para cada molécula de açúcar que consumimos, o nosso corpo usa 54 moléculas de magnésio para processá-lo);

2 – Estamos cada vez mais estressados: a produção de hormônios do estresse exige elevados níveis de magnésio;

3 – Técnicas agrícolas modernas diminuem as reservas de magnésio presentes no solo;

4 – Muitos medicamentos diminuem o magnésio presente em nosso corpo: contraceptivos orais, antibióticos, cortisona, prednisona, e medicamentos para pressão arterial.

 

As melhores maneiras de obter Magnésio:

1. Alimente-se de forma mais saudável e coma alimentos ricos em magnésio, cultivados em solo orgânico.

2. Consulte o seu médico, e faça a sua suplementação personalizada.